Urge-nos falar sobre abstração!
“As ideias abstratas são concepções sintéticas do espírito tornadas independentes das coisas reais; elas fazem a abstração de certas qualidades comuns que não existem em si, mas sim nos objetos reais. (...) O material de desenvolvimento pode ser considerado, sob esse ponto de vista, como uma ‘abstração materializada’. (...) O material descortina à inteligência” (MONTESSORI, M. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. Tradução de Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Flamboyant, 1965, p. 169 – 170).
A autora sempre escreveu e falou implicitamente sobre os processos gradativos relevantes para se chegar à abstração e esta questão é de suma importância compreender. A grande maioria dos materiais de desenvolvimento exigem pré-requisitos e ignorá-los pode ser prejudicial à compreensão de conceitos importantes (não só na área da Matemática).
É evidente que os educadores têm liberdade de planejar e aplicar iniciativas com os materiais, no entanto, ao tratarmos da perspectiva de Montessori, até o momento tem sido entendido próximo da ideia comentada acima.
A ampliação à abstração faz com que a criança sinta-se motivada a novos desafios. Mediante o bom trabalho de conceitos anteriores (como por exemplo, as quatro operações básicas e a potenciação), este material favorece a visualização e o entendimento da raiz quadrada.
A Placa de Raiz Quadrada pequena é usada pelas crianças para construir quadrados e extrair raízes quadradas. A placa de madeira contém 225 recortes para trabalhar raízes quadradas. Incluído no quadro, há três caixas de 100 contas: verdes, azuis e vermelhas.