Duas caixas de madeira, cada uma dividida em 5 compartimentos: na primeira caixa estão estampados ao fundo, na vertical, os numerais de 0 a 4 e na segunda, de 5 a 9, em cor preta;
45 fusos (bastões) de madeira;
caixa ou cesta para armazenar os fusos
OBJETIVOS:
Relacionar as quantidades aos símbolos numéricos.
Ter uma visão linear da sequência numérica.
Introduzir o conceito do zero, ausência.
Contar quantidades avulsas dentro do limite 10.
PRÉ-REQUISITOS:
Domínio da associação quantidade-símbolo.
Conhecimento das barras vermelhas e azuis.
IDADE:
A partir de 3 anos.
OBSERVAÇÕES:
Pode ser feito um exercício para que a criança conte quantidades avulsas dentro do limite 10, iniciando a arrumação dos fusos a partir de qualquer um dos símbolos numéricos.
Com este material pode-se reforçar o uso da nomenclatura hierárquica à medida em que a criança vai contando os fusos (ex. uma unidade, duas unidades…)
É possível, também, intuir os conceitos de crescente e decrescente a partir da ordem escolhida para organizar os fusos, da maior quantidade para a menor ou o inverso.
Além disso, pode-se relacionar o uso dos fusos a outros materiais da sala que a criança já domina (barras vermelhas e azuis, em miniatura ou não, tentos, semissimbólico) ou objetos avulsos.
02 caixas com números
45 fusos
01 caixa para fusos